A IMAGEM DE DEUS



A IMAGEM DE DEUS 


Façamos o homem à nossa imagem

*Obs.: texto ainda não revisado
 
Gênesis 1:26-27

26.E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
27.E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.


ACRF
bibliaonline.com.br


"E disse Deus"
É importante observarmos que o texto refere-se a uma fala do próprio Deus. É Ele quem diz.
A Bíblia é não é um livro de palavra humanas, não é também um livro que contém a Palavra Deus. 
A Escritura é a própria Palavra de Deus! 
Alguns procuram frases legais na Bíblia, ou até autoajuda e não a ajuda do alto; outros buscam alguma frase de Deus, isolada  de seu contexto para fazerem daquilo uma espécie de amuleto. 
Observemos, porém, que a Palavra não é uma consulta de horóscopo, onde podemos prever nosso futuro imediato. Ela fala do plano redentor de Deus. Visa acima de tudo glorificar a Deus, um Deus único, porém trino. E isto não é contraditório, pois cremos em um só Deus, porém que subsiste em três pessoas, o que para alguns parece estar claro na frase: 

"Façamos o homem"
 Alguns teólogos afirmam que o verbo no plural sugere uma conversa da trindade. Outros dirão que é apenas um plural magestático, o pronome nós, chamado nestes caso de o "nós da realeza".
Todavia, independente de uma ou outra posição, o contexto geral das Escrituras deixam muito claro a existência de um Deus triúno. E a expressão da imagem de Deus no homem também.

"... à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine ..."
Já vi cristãos que pensam no homem como uma das imagens de Deus, pois os animais, as plantas,etc também seriam. Este pensamento remete à heresia chamada panteísmo. A bíblia diz que o homem é a imagem e semelhança de Deus, não as árvores, aves ou répteis. Embora toda a criação glorifique a Deus, o ser humano foi criado para ter domínio sobre a natureza, para geri-la. 
Alguns estudiosos afirmam diferença entre os termos "imagem" e "semelhança", porém podem ser entendidos como sinônimos. 

"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou"
No versículo 27, fica claro que fala-se do homem no sentido genérico -  homem e mulher - porque primeiro diz que Deus criou o homem  e depois diz: "homem e mulher os criou". Portanto, tudo o que a Bíblia ensina em termos antropológicos é aplicado à humanidade e não especificamente ao gênero masculino. Embora deva-se reconhecer que Deus confere papeis distintos a cada um, que Ele primeiro fez o homem e depois a mulher e que esta deveria ser submissa. Eva haveria de cooperar com a missão que Deus deu a Adão.


O QUE SIGNIFICA SER IMAGEM (SEMELHANÇA) DE DEUS?

A imagem ou semelhança de Deus no homem foi desfigurada por meio da queda, porém não perdida. Mesmo o homem ímpio espelha (embora não perfeitamente) a Deus.
Deus é um ser pessoal, consciente de Si mesmo, Ele não é  uma força cega, incontrolável.
Apesar de sua transcendência ou seja, Ele está acima e separado de tudo e de todos - Deus também é Imanente, Ele desce para relacionar-se conosco.
O ser humano, dentre outros atributos divinos comunicáveis, recebeu a capacidade de se relacionar de forma consciente com outros indivíduos. E neste sentido é que vemos também a doutrina da trindade espelhada no homem.  Ele foi criado para se relacionar, e se relaciona-se com Deus, consigo mesmo e com os outros.
Certo pregador famoso da atualidade tem ensinado uma visão alheia às Escrituras e seus seguidores a repetem, dizendo que Deus precisava desesperadamente da criação, pois se sentia só. Dizem que Ele criou os anjos, mas não se satisfez com estes. A rebelião de Lúcifer teria sido fatal. Então é neste momento que Ele teria descido dos céus na asas de um querubim e quando chega na Terra, olha para as águas, vê os peixes que criara, mas não consegue se satisfazer também. Olhando para o seu próprio reflexo nas águas, diz: "Eureca! Já sei, criarei o homem à minha imagem".
Esta visão é espúria, pois Deus jamais se sentiu solitário ou dependeu de criar algo para se satisfazer. As pessoas da trindade sempre se relacionaram entre si, com amor eterno e autossatisfação. O Pai ama o Filho e o Espírito; O Filho ama o Pai e o Espírito; O Espírito ama o Pai e o Filho.
Tudo o que Deus criou foi para a Sua glória. O homem não é diferente, O glorifica e reflete a Sua imagem através da sua capacidade de relacionar-se.
Por isto, o próprio Deus estabelece o padrão correto de relacionamento para o homem, ele deve:

1. Amar a Deus de todo o coração, alma, entendimento e força;
2. Amar o próximo como a si mesmo

Conforme Jesus resumiu os mandamentos, segundo os textos bíblicos de Mateus  22.37-39 e Marcos 12.30-31.



rend

Postagens mais visitadas