DEUS DO IMPOSSÍVEL

Obs.: Texto ainda não revisado

A maioria dos evangélicos e, até mesmo, pessoas não crentes conhecem a famosa música: "Deus do Impossível" - Toque no Altar - Davi Sacer e Ronald Fonseca. Muito se houve também em pregações evangélicas a utilização dos seguintes textos, para afirmar esta ideia:

"Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus."
Lucas 18:27

"Porque para Deus nada é impossível."
 Lucas 1:37


"E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível."
 Mateus 19:26

"Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis."
Marcos 10:27

PORÉM, QUAL A VISÃO BÍBLICA SOBRE O ASSUNTO?

Muitos tem entregado supostas mensagens de Deus, são palavras de Deus e não a Palavra de Deus.
Não são poucos os "profetas" atuais que dizem: "Deus fala comigo, eis que te digo, o evangelho do dia para você é que o Deus do impossível vai fazer um milagre hoje na sua vida." Como seu houvesse um evangelho diferente para cada dia do ano. O "eis-que-te-diguismo" é um problema sério na igreja contemporânea.
Infelizmente o evangelho de hoje tem se reduzido a isto.

Não há problemas em dizer que Deus age em nosso favor. Ou até conforme diz a música, "o Deus do impossível não desistiu de mim, sua destra me sustenta e me faz prevalecer." Realmente ele nos sustenta, nos preserva. É um Deus grande, poderoso. É na verdade, o único e verdadeiro Deus. Mas de acordo com o ensino geral das escrituras o que NÃO significa dizer que Deus é "o Deus do impossível"?

1º) Não significa que ele é nosso empregado e que tudo o que determinarmos acontecerá:

Atualmente as pessoas criam imagens de Jesus, caricaturas em suas mentes, que não correspondem de fato a quem Ele é. Assim como alguns católicos carregam, às vezes, no bolso, fotos de Jesus e outros santos e depositam nisto a sua fé, os crentes também o fazem. Não precisamos ter uma escultura para praticarmos idolatria, basta imaginarmos Deus da forma que nos desejamos que Ele seja e pronto, já temos um ídolo. 
Deus pode fazer o que Ele quiser, mas isto não significa que Ele fará tudo o que nós queremos. Não é apenas  uma questão de determinarmos a vitória. Ele é Senhor e soberano. Só faz o que Lhe apraz (Sl 115.3). Somos nós que O servimos e não Ele quem nos serve. As vezes ouvimos nos cultos: "quem veio aqui buscar uma vitória?", mas o motivo de irmos ao culto deve ser buscar a Deus e não  as suas bênçãos.


2º) Não significa que Deus pode fazer qualquer coisa:

Esta afirmação assusta a muita gente. Mas é exatamente isto. A Bíblia ensina que existem coisas que Deus não pode fazer. Por exemplo, Deus não pode pecar. Deus não pode fazer um círculo quadrado. Deus não pode mentir (Hb 6.18)
Dizer que ele é o Deus do impossível, que é onipotente, deve-nos fazer entender que Deus pode fazer tudo o que é lógico e que está de acordo como a sua natureza.
Pecar, seria contra a natureza de Deus.
Fazer um círculo quadrado, seria ilógico.

3º) Não significa que tudo é uma questão de fé:
Existe uma música evangélica que ensina que a única diferença entre nós e os personagens da Bíblia é a fé. Transmite a ideia de que tudo o que eles viram, experimentara e realizaram, só não acontece conosco por falta de fé. Alguns questionam e dizem: "sabe porque não acontece milagres em seu ministério como acontecia no dos apóstolos? é porque você ainda não pagou o preço". 

PARA QUE SERVIAM OS MILAGRES NO MINISTÉRIO DOS APÓSTOLOS E DE JESUS?


A Bíblia afirma que o fim da lei é Cristo (Rm 10.4). Isto não quer dizer que a lei chegou ao fim com Cristo, porém, a palavra "fim" neste texto quer dizer finalidade. Ou seja, a lei apontava para Cristo. Assim como o aio era aquele que conduzia a criança à escola, a lei é quem nos conduz a Cristo (Gl 3.24-25). É como uma placa, que indica, por exemplo, onde é o restaurante. Imagina se alguém se apega à placa, jamais chegará ao restaurante. De igual modo, apesar de crermos que Deus possa fazer milagres segundo a sua soberania, não podemos vê-los como uma regra. Eles tinham uma função específica: os sinais e milagres testificavam que a mensagem pregada procedia de Deus. No caso de Jesus, também testemunhavam a sua divindade.
Então alguém poderia indagar: "e hoje, um homem de Deus não tem que fazer milagres para afirmar a sua autoridade?". A resposta é não, pois o cânon Sagrado (os 66 livros da Bíblia) já está fechado. 
Deus não tem nenhuma nova revelação para nós. Tudo está nas Escrituras. Portanto, não precisamos mais dos milagres para comprovar que uma mensagem ou um profeta é verdadeiro. Sabemos disso olhando para a Palavra de Deus. Se o que ele diz está de acordo com as Escrituras, aquela mensagem procede de Deus. Se o que ele vive está de acordo com as Escrituras, ele é um homem de Deus. Como se conhece um falso profeta? Pela mensagem que ele prega. Os crentes de Bereia conferiam tudo o que Paulo pregava nas Escrituras (At. 17.11). 

O QUE DEUS FAZ DE IMPOSSÍVEL?
Imagine se chegássemos ao culto e repentinamente as cadeiras começassem a voar. Os doentes fossem todos curados. Aparecessem barras de ouro nos bolsos dos irmãos. As paredes tremessem. Uma nuvem de glória se manifestasse. Muitos se empolgariam. Mas isto não acontece, e porque não acontece? Pois o "impossível", Deus não necessita fazer, ele já fez. Os crentes do Antigo Testamento olhavam para o futuro, para o que Deus faria. Nós, olhamos para o passado, para aquilo que Deus já fez.
 O problema é que uma geração má e adultera não se satisfaz com a grande obra que Cristo já realizou. Tampouco consideram as Escritura suficiente. Quer sempre algo a mais. Porém o Senhor continua enfatizando o sinal do  profeta Jonas (Mt 12.39)

 Deus é, sem dúvida, um Deus que realiza coisas impossíveis. O "Deus do impossível" pagou nossa dívida infinita contra Ele mesmo. Salvou-nos da condenação eterna em que nos metemos. Ele não nos deu o que merecíamos (juízo) e ao mesmo tempo nos deu o que não merecíamos (vida eterna).
No contexto de Mc 10.27: 

"... para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis", temos a resposta de Jesus a pergunta (versículo 26): 
"quem poderá, pois, salvar-se".
A impossibilidade do homem salvar-se ou qualquer outra criatura salvá-lo, é total. 
Mas para Deus  é  possível.

rend

Postagens mais visitadas