FATEC - FAZENDO TEOLOGIA CRISTÃ

frases legais

TEOLOGIA CRISTÃ REFORMADA

O QUE É FAZER TEOLOGIA?

*Obs.: texto ainda não revisado

A proposta deste blog é falarmos sobre o máximo de assuntos possível, que digam respeito a fé cristã, à partir da perspectiva da teologia reformada, que segundo o que observamos é o sistema teológico mais fiel à Bíblia. Creio que a maioria dos estudante sinceros das Escrituras chegarão a esta conclusão.



O QUE É TEOLOGIA? COMO ASSIM, FAZENDO TEOLOGIA?
A origem da palavra é baseada em dois termos gregos:
1. Theos = Deus
2. Logos = estudo, doutrina ou tratado.

Embora o termo possa ser usado técnica e academicamente, não podemos perder de vista nunca o seu sentido essencial. Qualquer desvio doutrinário que se tenha, ou é por uma falta de conhecimento considerável acerca de Deus ou por indiferença para com este, voltando-se de forma hipócrita para a prática que dá certo e não para aquilo que é certo.
Temos atualmente desvios teológicos, como a "teologia da prosperidade financeira"; a "teologia triunfalista"; a "teologia da libertação", a "teologia liberal".

Alguns adeptos da primeira, chegam ao absurdo de afirmar que a Bíblia é um manual financeiro. Pura conveniência, pois assim podem negociar o Evangelho.

O segundo desvio, enfatiza a vitória do homem acima de tudo.
Prega um deus que vive para servir ao homem, a todos os seus caprichos. Basta ele determinar e seu deus faz. Um "evangelho" antropocêntrico. Faz-se teologia partindo do homem para Deus e não o oposto.

A teologia da libertação, tem fundamentos marxistas, prega que Cristo veio para os pobres. Parece, olhando superficialmente, até algo muito piedosos. Porém e os ricos também não necessitassem igualmente de Jesus? Além do mais se todos resolvessem fazer voto de pobreza, quem os sustentaria?

O último exemplo,  a teologia liberal, tem solapado muitas igrejas, acredita que a Bíblia não é, mas que contém a palavra de Deus. É uma rebelião contra a autoridade da Escritura, supõe que não necessitam sujeitar a sua mente à Palavra, mas se acham tão intelectuais ao ponto de subjugá-la à sua própria inteligência.

Existe boa e má teologia.
É por este motivo que muitos se afastam dos estudos teológicos, sejam em cursos regulares ou como autodidatas, mas em certo sentido, todos são teólogos e todos "fazem teologia", pois todo ser humano cria uma concepção de Deus, certa ou errada, cética ou fervorosa.
Até os que dizem não crer em Deus, tem a sua teologia: a "teologia ateísta", onde mataram um deus, que de fato nunca existiu. Pois para o ateu, Deus é bem diferente daquilo que um estudante de teontologia, de soteriologia reformada concebe. Deste modo o deus que para eles está morto, para nós também nunca viveu, nós também somos ateus para um deus extremamente bonachão, que implora ao incrédulo que o aceite, por ele depende muito de sua aprovação.
É preciso ter muita fé para ser ateu, pois crer que "o nada" deu origem a "algo".... crer que tudo veio a existir por acaso... que não existe um arquiteto inteligente que tenha feito o universo tão milimetricamente ajustado, requer muita fe.

Portanto, nossa proposta é que considerando o fato de que todos tenham uma visão sobre Deus, que busquemos a visão mais próxima possível do ensino das Escrituras, a final de contas, cremos que ela é a inerrante, infalível, fidedigna e poderosa Palavra de Deus



rend

Postagens mais visitadas